meu pet é pop

VÍDEO: Gato Alemão, mascote do Colégio Politécnico, é cuidado por funcionários e alunos

Da redação*

Fotos: Gabriel Haesbaert
Alemão é um dos animais comunitários do Colégio Politécnico, entre muitos que nascem ou são abandonados na UFSM. Ele faz a alegria da comunidade escolar

O gato Alemão, sem raça definida, é mascote do Colégio Politécnico, localizado no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na escola, ele tem mais dois companheiros, os felinos Mãezinha e Mimi.

A professora e coordenadora do Projeto Zelo, Fabiana Alves Stecca, conta que Alemão nasceu no campus, em 2012. Ele é filhote de uma gata de três pelos, que, tempos depois de ter os gatinhos, desapareceu. Alemão teve um casal de irmãos. Um deles foi atropelado nos primeiros dias de vida. Já a gatinha ficou muito doente ao conceber os primeiros filhotes. Sempre cuidadosa, Fabiana cuidou dela e a adotou em 2014.

- Como ele foi ficando por aqui, o encaminhamos à castração no Hospital Universitário Veterinário (HVU). Ao longo dos anos, à vontade no colégio, Alemão conquistou outros companheiros - lembra Fabiana.

A professora Fabiana Stecca (foto), junto a outros servidores e alunos da escola, dedica-se aos cuidados de Alemão

AUTÊNTICO

Bolsista do Projeto Zelo, Silvia Mendes afirma que Alemão é muito dócil:

- Ele é receptivo, mansinho. Deixa todo mundo pegá-lo e fazer carinho nele.

Normalmente, Alemão passa o dia na portaria da escola, sobre o balcão da recepção.

- Como todo felino, em alguns momentos, ele gosta de passear entre as salas da coordenação e corredores. Em outros, Alemão sobe no telhado para pegar um sol e anda livre pelo pátio - diz Fabiana.

Entre os locais preferidos de Alemão, está a Cooperativa Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (Cespol), sede dos projetos Cuidados e Zelo, que têm várias iniciativas de apoio aos animais que vivem no campus da universidade.

- Alguns se adaptam aqui. Outros são adotados por pessoas da própria escola, mas nem todos ficam sob nossos cuidados. São muitos os bichinhos abandonados no campus - desabafa a coordenadora.

Alemão passeia pelas salas,, pátio e até toma sol no telhado do colégio

Alemão é o garoto propaganda do Colégio Politécnico. Nas campanhas do Zelo, ele sempre colabora, pacientemente, para as sessões fotográficas. A partir da página Projeto Zelo UFSM, do Facebook, chegam valores em dinheiro e ração para ele e outros pets.

Os recursos adquiridos servem para financiar os diversos tratamentos e procedimentos cirúrgicos, entre eles, a castração, em animais que chegam à universidade. O objetivo de cada iniciativa é diminuir a população de bichinhos abandonados no campus e zelar pela saúde dos que ficam no local, conforme Fabiana.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: no lazer e no trabalho, tradicionalistas exaltam parceria com os cães

VÍDEO: Maiara, a pinscher que viralizou na internet andando de patinete em Santa Maria Próximo

VÍDEO: Maiara, a pinscher que viralizou na internet andando de patinete em Santa Maria